A Federação Nacional dos Sindicatos dos Operadores Agrícolas da França expressou forte oposição à validação do acordo comercial entre os países do Mercosul e a União Europeia, anunciada nesta sexta-feira (6) pela presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, em Montevidéu, no Uruguai. A decisão ocorre apesar da resistência unânime dos agricultores europeus e de uma carta assinada por mais de 600 parlamentares franceses, incluindo deputados, senadores e deputados europeus de diversos grupos parlamentares.
Segundo a carta da Federação, a validação do acordo é vista como uma provocação para os agricultores que seguem os padrões de produção mais elevados do mundo, além de ser considerada um desrespeito à democracia, dado que a quase totalidade dos parlamentares franceses se manifestou contra o acordo. A Federação alega que a presidente Ursula Von Der Leyen parece priorizar os interesses da indústria automotiva alemã em detrimento de questões cruciais como a soberania alimentar europeia e a luta contra as mudanças climáticas.
“Mas a batalha continua. Não nos consideramos derrotados! Usaremos todos os meios a nível europeu para que esse acordo não seja ratificado, nem pelo Conselho, nem pelo Parlamento Europeu, nem pelos Parlamentos nacionais”, afirmam os representantes da Federação.
A carta enfatiza que é inaceitável que a agricultura europeia seja sacrificada em favor de produtos importados, que vêm de práticas proibidas na Europa e que são menos respeitosas com o meio ambiente, a saúde, o clima e os direitos sociais. Para a Federação, essa questão é de justiça para os agricultores e de respeito aos consumidores europeus.
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587