Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), representado pelo secretário-executivo adjunto, Cleber Soares, reuniu-se no dia 28 de novembro, em Samora Correia, Portugal, com o Secretário de Estado de Agricultura e Pescas de Portugal, João Moura. A reunião teve como objetivo estreitar a cooperação entre Brasil e Portugal nas áreas de pesquisa, inovação e produção agropecuária, seguindo os termos do “Protocolo de Cooperação no Domínio do Controle da Segurança e da Qualidade dos Produtos Agroalimentares”, assinado durante o Grupo de Trabalho de Agricultura do G20, em setembro deste ano.
Durante o encontro, Soares confirmou a participação do Mapa na Feira Nacional de Agricultura, que será realizada em junho de 2025, no Distrito de Santarém (PA). Na ocasião, o Brasil será o país homenageado e contará com um pavilhão do Ministério dedicado à promoção comercial de produtos agropecuários brasileiros. Além disso, será organizada uma missão empresarial para identificar oportunidades de comércio e investimentos no mercado português.
A agenda também incluiu uma visita à histórica Companhia das Lezírias, localizada no Distrito de Santarém. Essa instituição pública é referência na produção de bovinos de corte, gado leiteiro, vinhos e azeites premiados, além de abrigar o principal banco de germoplasma do Cavalo Puro Sangue Lusitano, raça que originou o Mangalarga Marchador brasileiro.
A delegação brasileira, que contou com a presença do coordenador de Investimentos Estrangeiros da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, Leandro dos Santos Antunes, foi convidada a conhecer o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV). Localizado em Oeiras, na área metropolitana de Lisboa, o INIAV é referência internacional, especialmente no diagnóstico de pleuropneumonia contagiosa bovina e na pesquisa de mais de 150 tipos de vírus que afetam animais de produção e de companhia. A visita incluiu ainda a Quinta do Marquês de Pombal, propriedade centenária onde são produzidos vinhos de alto valor agregado.
Segundo o secretário, a missão destacou a convergência de temas estratégicos para a cooperação bilateral, com ênfase no intercâmbio de informações e experiências entre instituições públicas dos dois países, especialmente nas áreas de pesquisa, controles laboratoriais e saúde animal.
“Há um grande potencial para ampliarmos a parceria técnico-científica e fortalecermos o comércio agropecuário entre Brasil e Portugal”, ressaltou Cleber Soares.