Em uma ação rigorosa para garantir a segurança alimentar e a conformidade dos produtos de origem vegetal comercializados, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) autorizou a destruição de 24.957 pacotes de 500 gramas de café torrado e moído da marca Lenhador, em Curitiba/PR. O produto foi considerado impróprio para consumo devido à presença de matérias estranhas e impurezas em quantidade superior ao permitido pela legislação vigente.
A coleta do café fraudado foi realizada, no mês de abril, durante uma ação de fiscalização numa grande rede de supermercados de Curitiba, onde o produto estava sendo vendido a preços significativamente inferiores aos praticados habitualmente. A análise laboratorial, realizada pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Goiás (LFDA/GO), confirmou a fraude.
Este não é o primeiro incidente envolvendo a marca Lenhador, que já havia sido alvo de recolhimento de outro lote no final de 2023.
Os pacotes de café foram apreendidos cautelarmente no momento da coleta das amostras, evitando sua comercialização até a conclusão das análises. Além da destruição do produto, a empresa responsável foi autuada por embalar e comercializar café fraudado, especificamente os lotes 0006 e 0007.
O Chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Paraná (SIPOV/PR), Fernando Augusto Mendes, destacou que a ação faz parte de um esforço contínuo para garantir a conformidade do café torrado comercializado no estado.
“Foram coletadas 91 amostras de café em todas as regiões do estado do Paraná, saiu o resultado de 74 delas, com 34 ocorrências de fraudes já identificadas. Esse percentual de 45% de não conformidade é alarmante, mas reflete a eficácia das coletas direcionadas para produtos com indícios de fraude”, afirmou.
Os pacotes de café foram retirados das caixas de papelão e acomodados em uma caçamba de resíduos, totalizando mais de 12 toneladas de produto impróprio para consumo. O destino foi um aterro sanitário na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
Os cafés do estado do Paraná são de altíssima qualidade, premiados e reconhecidos por apreciadores e estão entre os melhores do Brasil, destacando-se pela excelência e dedicação dos produtores locais. Por isso, o Mapa continuará atuando fortemente para coibir fraudes e garantir a qualidade e segurança do café disponível nas prateleiras do varejo paranaense.
“Nos casos de fraude, as torrefadoras são autuadas, penalizadas com multas e submetidas a auditorias detalhadas que abrangem desde a estrutura física e limpeza do local até o controle de qualidade do produto acabado e rastreabilidade da produção”, explicou Fernando Mendes.
A ação está alinhada com a Portaria Nº 570, DE 9 de maio de 2022, que estabelece os padrões de classificação do café torrado no Brasil. O Mapa reafirma seu compromisso em proteger o consumidor e assegurar práticas comerciais justas no mercado de café.
Diante desse cenário, o consumidor deve ficar atento ao escolher o café que irá consumir. É importante verificar a procedência do produto, preferir marcas conhecidas e observar se há alguma irregularidade na embalagem. Em caso de suspeita, o consumidor pode denunciar através do canal oficial Fala.BR.
Fonte: Mapa
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587