Durante sessão plenária na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, a COP29, nesta quinta-feira, 21 de novembro, em Baku (Azerbaijão), a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que a maior obrigação dos países nesse momento é avançar no financiamento às ações de combate às mudanças do clima.
“Nossa maior obrigação neste momento é avançar em relação ao financiamento. É ela que vai mostrar essa obrigação, é que vai nos mostrar se aquilo que estamos dizendo está coerente com aquilo que nós estamos fazendo em relação a mitigar, em relação a implementar, e a transformar nossos modelos insustentáveis de desenvolvimento que nos trouxeram a uma crise com prejuízos que são terríveis, sobretudo para os países em desenvolvimento.
De acordo com a ministra, a COP29 é a Conferência do financiamento, que pavimentará o caminho coletivo para a implementação da Nova Meta Quantificada Coletiva sobre Financiamento Climático.
“Para financiamento, como discutido no G20 e como aponta o Grupo de Alto Nível em Finanças Climáticas, trilhões de dólares são necessários, por mais que alguns também o considerem desafiador. Assim como 1,5º C foi a estrela guia para Dubai, temos que colocar US$ 1,3 trilhão por ano também como nossa estrela guia aqui em Baku”, pontuou Marina.
Fonte: Gov.br
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587