O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) organiza desde 2012 um levantamento periódico sobre os números do setor. São apurados dados como, por exemplo, o faturamento da indústria, exportações, principais segmentos compradores, investimentos, capacidade instalada e outros. O mais recente estudo foi finalizado recentemente – com coleta do ano base 2023 – e apresenta conteúdo que pode apoiar empresas em suas estratégias. O levantamento foi conduzido pelo Núcleo de Pesquisa CEI – Competitividade e Economia Internacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e teve o apoio do Brazilian Leather, uma parceria do CICB e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para o incentivo às vendas de couro brasileiro no mercado internacional.
Apurou-se que há atualmente instaladas no Brasil 222 unidades produtivas de couro. As indústrias estão concentradas especialmente no Rio Grande do Sul (75 unidades produtivas), São Paulo (43), Minas Gerais (23) e Paraná (15). “Pequenas e médias empresas são a maioria dentro desse indicador: são 41,7% e 34,1% do total de plantas, respectivamente. No entanto, a participação delas na produção é inferior às grandes empresas, que são 4,0% das unidades do país”, destaca Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB.
O estudo dedica um capítulo integral às questões ambientais e de sustentabilidade, que são determinantes na configuração dos números do setor. O Brasil – que ostenta a maior quantidade de certificações ambientais específicas da indústria de couros no mundo – mostra evolução e investimentos crescentes neste indicador. De acordo com a pesquisa, em 2021 78% das empresas tinham alguma certificação do gênero; agora, essa participação chega a 86,7%.
Na pauta sobre resíduos, o levantamento apontou que o controle diário de efluentes líquidos que são tratados pelos curtumes chega a 90%. Já a gestão de um programa de redução de consumo de água é assumida por 85% das empresas. Também 90% dos curtumes têm organizada a coleta seletiva de resíduos sólidos.
Há outros 70 indicadores contemplados na publicação, em questões de marketing, máquinas, origem de insumos, força de trabalho e outros, fornecendo um panorama consistente da indústria para todos os públicos. O estudo do Setor de Curtumes no Brasil pode ser acessado sem custo em www.cicb.org.br.
Destaques do estudo
Participação de cada segmento nas vendas de couros ao mercado externo:
- Estofados: 42,1%
- Automóveis: 36,5%
- Calçados: 14,4%
- Artefatos: 4,7%
- EPIs: 1,2%
- Vestuário: 0,2%
- Outros: 1%
Participação de cada segmento nas vendas de couros ao mercado interno:
- Calçados: 36,8%
- Estofados: 29,0%
- EPIs: 14,0%
- Automóveis: 6,4%
- Artefatos: 5,0%
- Vestuário: 0,3%
- Outros: 8,6%
Distribuição das vendas da produção pelas regiões de consumo do país
- Sul: 44,4%
- Sudeste: 35,5%
- Nordeste: 14,2%
- Centro-oeste: 5,7%
- Norte: 0,7%
Alocações dos investimentos da indústria em 2024:
- Novas máquinas e equipamentos: 39,7%
- Sustentabilidade: 23,1%
- Tecnologia de processamento químico: 6,2%
- Rastreabilidade: 4,5%
- TI: 3,1%
- Capacitação em recursos humanos: 2,7%
- Comunicação e marketing: 2,0%
- Novas plantas: 0,6%
- Outros: 18%
Fonte: ApexBR
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