As chuvas constantes e o clima mais ameno registrados em outubro têm trazido alívio para o cinturão citrícola que engloba o estado de São Paulo e o Triângulo Mineiro, a principal região produtora de laranja para a indústria de suco no Brasil. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a umidade favorece a qualidade das laranjas que ainda permanecem nos pomares, o que beneficia diretamente a safra atual, iniciada em junho e com previsão de término em janeiro de 2025.
Pesquisadores explicam que o clima deste mês tem impacto positivo não apenas para a produção atual (2024/25), mas também para a próxima safra, a de 2025/26. As chuvas ajudam a melhorar o desenvolvimento das floradas já abertas e incentivam a abertura de novas, aumentando as perspectivas para uma colheita mais robusta na próxima temporada.
Essa recuperação na produção é especialmente importante para a indústria de sucos, que enfrenta estoques reduzidos. Com um desenvolvimento saudável dos frutos, espera-se que parte desse déficit seja compensada na próxima safra, segundo os especialistas do Cepea. Com condições climáticas favoráveis, produtores e indústria mantêm uma perspectiva de recuperação gradual dos estoques, além da melhora na qualidade dos frutos para o mercado.
A previsão de um clima propício nas próximas semanas reforça o otimismo do setor, que vê nas condições meteorológicas um suporte essencial para a continuidade e fortalecimento da citricultura no maior polo produtor nacional.
Com informações do Cepea
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587