O governo brasileiro comemorou a recente autorização da Colômbia para importação de sementes de setária, uma forrageira valorizada pela sua alta resistência e ideal para a alimentação de gado de corte. A novidade representa mais um avanço na relação comercial agrícola entre os dois países e atende à crescente demanda colombiana por soluções de forragem que contribuam para a produtividade e sustentabilidade na pecuária.
A Colômbia tem ampliado a abertura de seu mercado para produtos brasileiros. Em 2024, além das sementes de setária, o país já havia autorizado as importações de sementes de coco e grãos secos de destilaria. Em 2023, o mercado colombiano movimentou aproximadamente US$ 1,3 bilhão em exportações agrícolas brasileiras, reforçando a importância da Colômbia como parceira comercial do Brasil.
Este avanço marca a 192ª abertura do mercado agrícola brasileiro em 2024, somando 270 novas oportunidades comerciais em 61 destinos desde o início de 2023. A conquista reflete os esforços conjuntos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), que têm buscado expandir as exportações brasileiras e diversificar o alcance de produtos nacionais no exterior.
A inclusão da setária no portfólio de exportações para a Colômbia impulsiona o agronegócio brasileiro e evidencia a eficiência das políticas de cooperação internacional do país, beneficiando tanto a economia brasileira quanto os setores pecuários de países parceiros.
Com informações do Mapa
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587