Nesta semana teve início, em Pernambuco, uma série de Oficinas de Formação em Compras Públicas da Agricultura Familiar. O objetivo é capacitar as agricultoras e os agricultores familiares para que acessem as ferramentas de compras públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Para detalhar melhor sobre o funcionamento do PAA, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) será representada, nessas capacitações, pelo gerente de Desenvolvimento e Suporte Estratégico no estado, Rafael Silva de Lima.
As oficinas foram inauguradas nesta terça (29), no Território Mata Sul, na cidade de Palmares, no Centro Municipal de Formação Profissional Prof. Douglas Miranda Marques. Esta primeira capacitação contou com 107 participantes. Já no próximo dia 12 de novembro será a vez dos produtores e produtoras do Território Agreste receberem as orientações. O evento ocorrerá em Caruaru, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares. Nessas duas ocasiões, o gerente da Companhia irá reforçar a importância do cooperativismo para o ingresso no Programa, uma vez que a Conab opera o PAA por meio de associações e/ou cooperativas.
Já no dia 14 do próximo mês, as oficinas acontecerão no Território Mata Norte. com o tema PAANET e MOC, na cidade de Aliança, no Auditório da Unidade Educacional da Prefeitura (UEPA). Nesta palestra, além do panorama geral do PAA, os agricultores e agricultoras poderão conhecer melhor o sistema de inscrição dos projetos, o PAANet, e os normativos que regem a execução de uma proposta aprovada.
A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Formação em Compras Públicas da Agricultura Familiar da Conab em Pernambuco e é uma ação prevista no Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre a Conab e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). A ação visa capacitar agricultores familiares, cooperativas e associações para aumentar sua participação em programas de compras governamentais, promovendo a capacitação necessária para que os agricultores acessem um maior número de políticas públicas de compras governamentais, e assim assegurar a renda e a permanência das famílias no campo.
Fonte: Conab
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587