A demanda por proteínas de alta qualidade tem crescido em ritmo acelerado no país e a produção do centro-oeste vem se destacando nos últimos anos nesse ranking.
Para Marcos Boechat, produtor e empresário que apostou na criação de bovinos, suínos, ovinos, bubalinos e peixes, a qualidade da carne na região está ligada ao investimento em genética e no manejo eficiente dos rebanhos.
“A produção da carne não começa aqui no ponto final, na venda, a produção da carne de qualidade, da proteína de qualidade, começa lá na fazenda, na escolha dos animais, na escolha dos reprodutores, na escolha das matrizes e na escolha das raças”, conta Boechat.
Segundo o especialista em proteína Moises Cerqueira Costa, os principais pilares de uma carne Premium são o sabor, a suculência e a maciez.
“A maciez e o sabor ela está associada à produção animal, ou seja, o que eu dou de alimentação para esse animal, a genética desse animal, tudo isso vai transmitir esse grau de maciez e esse grau sabor’, explica Moises.
De acordo com dados da Associação Brasileira aas Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), o mercado de proteínas de alta qualidade representa menos de 5% do mercado de carnes no Brasil, porém, a expectativa de crescimento é de cerca de 20% ao ano. Esse número representa o avanço exponencial do mercado de carnes Premium no Brasil.
Para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a expectativa é de avanço na produção de carne bovina em relação ao ano passado.
“Com relação às exportações houve crescimento, esse incremento foi mais tímido em relação ao que a gente viu com a carne bovina, mas chegou a quase 1%, de janeiro a setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2023”, completa o assessor técnico da CNA Rafael Ribeiro.
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587