A colheita do trigo no centro-noroeste do Rio Grande do Sul alcançou 29% da área plantada, interrompida no dia 15 de outubro devido às chuvas. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, 48% das lavouras restantes estão em maturação e 20% em enchimento de grãos. A umidade no solo dificultou o avanço da colheita em algumas áreas de relevo plano. Com uma área cultivada de 1,3 milhão de hectares, a produtividade esperada é de 3.100 kg/ha.
No entanto, a qualidade dos grãos colhidos foi afetada pelas chuvas, resultando em uma redução no peso hectolitro (PH), que está abaixo de 78 kg/hl. Algumas unidades de armazenagem estão utilizando o critério do Falling Number (FN) para selecionar o trigo recebido, com um valor mínimo de 220 segundos. Essa exigência está dificultando a comercialização de lotes de trigo com menor qualidade.
As chuvas também contribuíram para a alta incidência de doenças como brusone e giberela, além de favorecer a germinação precoce dos grãos, impactando a qualidade. Diante desse cenário, produtores com lavouras mais prejudicadas têm acionado o Proagro para cobrir prejuízos. Em outras regiões do estado, o impacto nas lavouras de trigo foi menor, e a expectativa é de que a produtividade e a qualidade sejam melhores.
Apesar das dificuldades com o trigo, o clima ensolarado e as temperaturas amenas favoreceram a semeadura de soja, que avançou para 3% da área estimada, que é de 6,8 milhões de hectares, com produtividade projetada de 3.179 kg/ha. O plantio de milho também registrou progresso, atingindo 68% da área projetada, com boas condições para o desenvolvimento vegetativo das lavouras. A Emater estima uma produtividade média de 7.810 kg/ha para o milho.
Em outras culturas, como olerícolas e frutícolas, as condições climáticas favoreceram o desenvolvimento das lavouras, embora o ataque de pragas como cigarrinha e mosca-branca exija maior monitoramento.
Fonte: Emater-RS
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587