Na última semana, o Fundecitrus recebeu a visita de Fernando Alferez, pesquisador do Centro de Pesquisa e Educação do Sudoeste da Flórida (SWFREC), da Universidade da Flórida. Acompanhado por especialistas do Fundecitrus e da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Alferez conheceu pomares e experimentos em várias regiões do parque citrícola brasileiro, além de visitar os laboratórios do Fundecitrus em Araraquara (SP). Jim Graham, coordenador de projetos da Citrus Research and Development Foundation (CRDF), também participou das visitas técnicas a algumas propriedades.
Alferez é conhecido por seu trabalho em práticas horticulturais voltadas para o combate ao greening, uma doença que afeta fortemente a citricultura global. Durante sua visita, destacou a importância da colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos no enfrentamento dessa doença complexa. Ele se disse impressionado com os esforços realizados pelos pesquisadores brasileiros e a indústria local para controlar o greening. Segundo o pesquisador, na Flórida, o greening é o principal problema para a citricultura, e a cooperação internacional é fundamental para gerar soluções mais eficazes.
Franklin Behlau, pesquisador do Fundecitrus, ressaltou a importância da parceria entre os dois países para a busca de uma solução eficiente e sustentável no combate à doença. Ele destacou que o manejo brasileiro do greening e do psilídeo, inseto transmissor da doença, é uma referência internacional, o que reforça a qualidade do trabalho realizado no Brasil. A colaboração entre pesquisadores das duas nações é fundamental para o avanço das pesquisas e desenvolvimento de novas abordagens para lidar com a citricultura afetada pela doença.
Além das visitas, Alferez participou de um seminário direcionado aos estudantes da ExpertCitrus, curso de especialização em fitossanidade dos citros. Durante a palestra intitulada “Brassinosteroides para mitigação do greening: desenvolver a adoção de soluções viáveis para ajudar os citricultores em um cenário endêmico”, ele apresentou os resultados de suas pesquisas sobre o uso de reguladores vegetais como alternativa para o controle da doença. A parceria entre o Fundecitrus e instituições internacionais segue como um elemento chave no desenvolvimento de soluções inovadoras para proteger a citricultura global.
Fonte: Fundecitrus
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587