A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) oficializaram um acordo de cooperação técnica com o objetivo de oferecer à cadeia produtiva do arroz o acesso ao Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar). O convênio, publicado no Diário Oficial da União em 9 de outubro de 2024, visa ampliar a transparência em todas as etapas de produção do arroz, desde a semeadura até o beneficiamento.
De acordo com Elton Doeler, presidente da Abiarroz, o convênio representa um avanço para o setor, acompanhando as demandas do mercado atual, tanto interno quanto externo. “Uma cadeia produtiva rastreada traz mais credibilidade ao setor, com reconhecimento não apenas pelo Ministério da Agricultura, mas também por consumidores e mercados internacionais. Esse é um serviço que buscamos para elevar a qualidade e a segurança dos nossos produtos”, afirmou Doeler.
O Sibraar foi utilizado pela primeira vez na Expointer 2024, em Esteio (RS), quando foi lançado o primeiro arroz rastreado pelo sistema. A tecnologia possibilita que, por meio de um QR Code na embalagem, o consumidor tenha acesso a informações detalhadas sobre a origem do produto, desde a lavoura até o supermercado. O sistema, que utiliza blockchain para registrar os dados, assegura a inviolabilidade das informações e a confiabilidade dos processos.
Com essa iniciativa, as indústrias interessadas em aderir à tecnologia poderão ampliar suas oportunidades de exportação, atendendo a exigências de mercados rigorosos como Canadá, União Europeia e Estados Unidos, conforme destacado por Andressa Silva, diretora-executiva da Abiarroz. A rastreabilidade também atende às normativas do Ministério da Agricultura, que prevêem procedimentos de autocontrole e viabilizam ações rápidas em caso de necessidade de recall, além de possibilitar um monitoramento ambiental mais eficaz.
A Abiarroz, que reúne mais de 60 empresas responsáveis por 80% do arroz beneficiado no Brasil, está disponível para intermediar a adesão das indústrias ao sistema, fortalecendo ainda mais a cadeia produtiva do arroz no país.
Com informações da Abiarroz
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587