A chegada da primavera marca uma das fases mais encantadoras da produção de maçãs, a floração das macieiras, espetáculo da natureza que atrai turistas até as plantações. Entre o ciclo da flor à fruta, existe a polinização dos pomares. É quando entra o trabalho das abelhas que são responsáveis pela polinização cruzada, essencial para as flores serem fecundadas. Conforme estimativa da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), mais de 7,5 bilhões de abelhas prestam esse serviço nos pomares.
Segundo Celso Zancan, Diretor Comercial e Logística de Mercado Externo da ABPM, mesmo com as variáveis do clima, a temperatura atual está propícia para o trabalho das abelhas que não gostam nem de muito frio e nem de muito calor. A temperatura acima de 14 graus é a condição ideal para esse momento da cultura.
“Quanto mais eficiente for a polinização, maior será a quantidade de sementes que produzem hormônios vegetais, resultando em frutas com formato e qualidade superiores”, destaca Zancan.
De acordo com estimativas da Associação Brasileira de Produtores de Maçã, a expectativa é de que sejam espalhadas entre 100 e 150 mil colmeias nos pomares das regiões de Vacaria (RS), Caxias do Sul (RS), São Joaquim e Fraiburgo (SC).
Safra 2025
O ciclo da safra 2024/2025 ainda está no início, mas a expectativa da ABPM é de que supere a de 2023/2024, em que foram colhidas 832 mil toneladas de maçã em fevereiro.
“O inverno deste ano é mais favorável do que o de 2023 e não devemos enfrentar um ciclo de chuvas excessivas como o da última safra. Acreditamos em uma recuperação significativa no volume de produção”, destaca Moisés Lopes de Albuquerque, Diretor Executivo da Associação Brasileira de Produtores de Maçã.
A ABPM
A Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) reúne cooperativas, associações estaduais e organizações integradoras e não integradoras, que juntas representam 75% da produção nacional da fruta. A instituição conta com representantes das principais regiões produtoras, como Fraiburgo (SC), São Joaquim (SC), Vacaria (RS), Caxias do Sul (RS) e Palmas (PR), que concentram 98% da produção de maçãs no Brasil. Entre seus objetivos, destacam-se a promoção de uma gestão sustentável da produção, o estímulo à pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias adaptadas às condições climáticas brasileiras, o fomento ao investimento na implantação de pomares e packing-houses (instalações para processamento e embalagem pós-colheita), além de promover e popularizar o consumo da maçã nacional, tanto no Brasil quanto no exterior.
Fonte: ABPM
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587