Uma operação conjunta entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil do Paraná, realizada na última sexta-feira (27), resultou na apreensão de aproximadamente 800 caixas com mais de 10 mil litros de vinho falsificado em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba.
O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Hugo Caruso, destacou a relevância da atuação integrada entre os órgãos. “Essa operação é um exemplo claro de como a atuação coordenada entre o Ministério da Agricultura, as forças policiais e demais autoridades é fundamental para proteger a sociedade brasileira. O combate às fraudes é essencial para garantir que os alimentos e bebidas que chegam à mesa do consumidor sejam seguros e de qualidade. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais essa cooperação em prol da saúde pública e da integridade do mercado nacional,” afirmou.
Durante a inspeção, foram encontrados corantes, conservantes, aromatizantes e açúcar, substâncias proibidas na produção de vinho, o que indicou a adulteração do produto. O Mapa, que regula a padronização, classificação, registro, inspeção, produção e fiscalização de bebidas, coletou amostras das bebidas e do álcool para análise.
Segundo o chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Paraná, Fernando Mendes, o local onde as bebidas eram fabricadas apresentava condições extremamente insalubres, com acúmulo de sujeira e presença de odor de fezes próximo à área de envase. O local possuía um barracão equipado para a produção, envasamento e armazenamento de bebidas. Mas o proprietário não possuía nota fiscal ou autorização para a fabricação.
Fernando Mendes explicou que a detecção de fraudes em bebidas pode ser feita por meio da identificação de substâncias proibidas e pela verificação das condições de higiene do local de produção. Mendes reforçou também a importância de a população adquirir produtos apenas com identificação do responsável e com o devido registro no Mapa.
O Ministério da Agricultura e Pecuária monitora e fiscaliza rigorosamente a produção e comercialização de bebidas para garantir a segurança e a qualidade dos produtos consumidos pela população.
Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587