Em entrevista coletiva, presidente compartilhou impressões sobre reuniões com líderes mundiais e eventos de que participou nos EUA, como a Assembleia Geral da ONU e a reunião do G20
Nesta quarta-feira (25), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, apresentou à imprensa um balanço da visita oficial a Nova York, nos Estados Unidos, iniciada no sábado (21). Durante a viagem, Lula discursou na 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) e se reuniu com líderes como os presidentes Emmanuel Macron (França), Pedro Sánchez (Espanha) e Ursula von der Leyen (Comissão Europeia), entre outros compromissos.
“Nunca estive tão otimista com o acordo União Europeia-Mercosul. Ontem, eu disse à Ursula von der Leyen que o Brasil está pronto para assinar o acordo, que agora a responsabilidade é toda da União Europeia e não do Brasil. Porque durante 20 anos se jogava a culpa nos países do Mercosul”, frisou o presidente, na entrevista coletiva.
Lula afirmou que sugeriu que a assinatura do acordo ocorra durante a Cúpula do G20 — grupo que reúne as maiores economias do mundo —, que será realizada nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, ou em uma reunião na sede da União Europeia.
“Temos muitos outros acordos para fazer. Preciso fazer acordos estratégicos com a Índia, porque é um país muito grande. O nosso comércio bilateral é muito pequeno, se você imaginar as duas economias. Queremos trabalhar melhor a questão da China, da União Europeia, queremos voltar a trabalhar as nossas políticas na América do Sul, na América Latina”, declarou o presidente.
Fonte: Palácio do Planalto
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587