Os criadores interessados em adquirir bovinos Nelore BRGN puros de origem (PO) e comerciais com avaliação genética e genômica, além de animais de raças zebuínas leiteiras PO e comerciais, terão novas oportunidades na próxima semana. Na terça-feira (24), a Embrapa Cerrados (DF) promoverá, a partir das 19h30, o 9º Leilão Nelore BRGN, e na quarta-feira (25), às 10h da manhã, será realizado o leilão de bovinos do Centro de Tecnologia para Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL) da Unidade.
No 9º leilão Nelore BRGN serão ofertados 95 animais, sendo 42 reprodutores PO, 18 machos comerciais, 25 fêmeas PO e 10 fêmeas comerciais. Esta será a primeira vez que a Embrapa Cerrados comercializa touros Nelore BRGN, a marca de genética Nelore da Embrapa, 100% genotipados pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), por meio do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) para maciez da carne e eficiência alimentar.
“Isso implica que esses animais têm muito mais acurácia e confiança nas predições para essas características”, explica o pesquisador Claudio Magnabosco.
Ele acrescenta que também serão disponibilizados ao setor produtivo animais jovens que já foram utilizados como touros reserva da Embrapa, tendo participado de uma ou duas estações de monta, bem como fêmeas prenhas que já estão inclusive acasaladas. Além de animais mochos, serão ofertados animais padrão (com chifres) de origem tanto paterna quanto materna.
“No geral, o que caracteriza os animais Nelore BRGN é a extrema funcionalidade a pasto, que vai converter muito capim em quilo de carne, mantendo a musculatura, a estrutura, a conformação racial e, principalmente, a docilidade. Vamos ofertar no leilão o que o Nelore BRGN tem de melhor”, completa o pesquisador.
Bovinos leiteiros
Já o leilão do CTZL vai ofertar bovinos 10 machos Gir PO da marca BRGY (também da Embrapa), quatro machos mestiços Sindi comerciais, três machos mestiços comerciais e 17 fêmeas mestiças comerciais, totalizando 34 animais.
O pesquisador Carlos Frederico Martins explica que os machos Gir PO são filhos de matrizes do CTZL com mensuração de leite a pasto.
“São animais provenientes de acasalamentos modernos, com baixa endogamia, e podem ser utilizados pelos criadores que desejam produzir Gir PO ou mestiços leiteiros em suas propriedades”, afirma.
“Já os mestiços podem ser aproveitados para o abate, uma vez que têm carcaça que pode trazer bom rendimento ao interessado”, diz Martins, acrescentando que esses animais estão sendo leiloados para fins de ajuste do número de animais do rebanho do CTZL.
Fonte: Embrapa
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587