A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) divulgou, nesta sexta-feira (13) que o Condel (Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste) e a Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) atenderam a sua solicitação e aprovaram uma linha de crédito com condições diferenciadas para produtores rurais do Pantanal, que tiveram suas propriedades impactadas por incêndios florestais.
Segundo a Famasul, a medida visa proporcionar acesso ao crédito do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) para a recuperação econômica e ambiental de suas áreas. Entre os principais benefícios estão prazos estendidos para pagamento, juros subsidiados e a possibilidade de financiar até 100% dos custos de recuperação, com período de carência de até três anos.
O crédito abrange investimentos em recuperação de pastagens, infraestrutura rural e compra de insumos, com o objetivo de restabelecer a produção agropecuária local. Para acessar o financiamento, os produtores precisam comprovar os danos sofridos devido aos incêndios.