A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) quer convocar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para explicar as invasões de terras por indígenas no Paraná. O conflito na região é um dos mais intensos no país neste momento.
Com a tensão causada pelas invasões indígenas não há segurança para plantar. 21 propriedades estão ocupadas por indígenas em Terra Roxa e Guaíra, algumas há 20 anos.
Esse é o caso do produtor Jean Ferreira, que não pode entrar na fazenda da família.
Segundo ele, o acesso as terras ficaram restritos, ele conta que a Força Nacional não os deixa chegar pelas estradas que internas que possuem.
Na rodovia que dá acesso ao município de Terra Roxa é comum encontrar as fazendas com faixas de protestos contra as invasões.
O prefeito de Guaira, Heraldo Trento, estima que 90% dos indígenas que ocupam as terras da região não sejam brasileiros, mas paraguaios.
No município de Guaíra, não é possível fazer nem plano diretor por causa das invasões. No último fim de semana, a Força Nacional de Segurança foi agredida pelos invasores em Terra Roxa e uma arma dos agentes chegou a ser levada pelo grupo, mas foi recuperada depois.O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Pedro Lupion, cobrou segurança na região e questiona onde está o Ministério da Justiça.
“Já fizemos audiência, já pedimos satisfação em relação a esse caso, mas nós estamos em cima. Essa semana já estou protocolando, mais uma vez, a convocação do ministro da Justiça para explicar o porquê que a força nacional nem contei os indígenas, ditos indígenas, contém e agora até as armas estão perdendo para eles”, disse Lupion.
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587