O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu os serviços de restauração em um total de 42,5 quilômetros de pista e acostamento da BR-158/RS, nos municípios de Cruz Alta e Tupanciretã – do km 198,5 ao km 241.
No trecho foram executadas técnicas construtivas como a reciclagem de base com adição de cimento, na qual o material degradado existente na pista pôde ser reaproveitado dando origem a uma nova estrutura rodoviária com qualidade superior. E ainda a utilização de geocompostos, camadas antirreflexo de trincas, asfaltos modificados por polímero e reaproveitamento de 100% do material retirado da pista para restauração dos acostamentos, evitando assim a geração de resíduos construtivos e contribuindo com a diminuição das emissões de CO2.
As obras tiveram custo total de aproximadamente R$ 51,7 milhões. O trecho rodoviário foi entregue, sinalizado e em condições de boa trafegabilidade aos usuários da rodovia, proporcionando mais conforto e segurança.
Importância – A BR-158/RS é uma das principais rodovias do Rio Grande do Sul. Sua implantação data da década de 1970, proporcionando comunicação entre o norte e o sudoeste do estado, passando por cidades como Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Panambi, Cruz Alta, Santa Maria, Rosário do Sul e chegando até Santana do Livramento.
O trecho da rodovia BR-158/RS compreendido entre o km 198,5 (entroncamento com a RS-342/Acesso para Ijuí/RS) e o km 241 (entroncamento com a RS-392/Acesso para Tupanciretã/RS) recebe diariamente um fluxo aproximado de 4 mil veículos, sendo 40% deste volume composto por veículos do tipo comercial destinado ao transporte de carga.
Desempenhando papel de grande importância econômica o trecho em questão é uma importante rota para o escoamento da safra de grãos, frutas e carnes da região com destino ao Porto de Rio Grande/RS.