A Superintendência Regional de Polícia Federal no Distrito Federal – SR/DF realizou diversas ações de combate ao trabalho análogo à escravidão, em áreas rurais e urbanas do Distrito Federal, na semana de 19 a 23 de agosto, em colaboração com o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego.
Segundo nota divulgada pela PF, nesta sexta-feira (30), sete estabelecimentos rurais foram fiscalizados, sendo que, em três delas, 29 pessoas foram resgatadas em condições degradantes de trabalho.
Segundo a Polícia Federal, os empregadores responsáveis pelas propriedades tiveram que quitar todos os direitos trabalhistas devidos e foram notificados a custear o retorno das pessoas às suas cidades de origem.
Além disso, serão instaurados os devidos procedimentos investigatórios para a apuração das eventuais condutas criminosas dos envolvidos.
As ações da Polícia Federal no Distrito Federal foram coordenadas pela Delegacia de Direitos Humanos e Defesa Institucional, em parceria com a Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente, do Núcleo de Identificação e do Comando de Operações Táticas.
De acordo com a PF, a operação coincidiu com o mês em que é marcado o Dia Internacional para a Memória do Tráfico de Escravos e sua Abolição, definido para 23 de agosto pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), bem como pela data de falecimento do abolicionista Luís Gama (24 de agosto de 1882), patrono da abolição da escravidão no Brasil.
Com informações da Polícia Federal
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587