A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) lançou, nesta quarta-feira (21), a Brazilian Chamber of Commerce (BRCC).
A BRCC será o departamento de relações internacionais e comércio exterior da CACB, com o objetivo de expandir as fronteiras comerciais dos empreendedores brasileiros. O foco é facilitar a conexão entre federações estaduais, associações comerciais, empresas, empresários e investidores, oferecendo suporte e serviços essenciais para o crescimento econômico e a expansão dos negócios brasileiros no mercado internacional.
Para o presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, o Brasil é um país que merece ter uma participação muito maior na economia internacional.
“Este conselho é para juntarmos esforços em prol do Brasil e da participação das pequenas e médias empresas no comércio exterior. Nós temos que aumentar a participação nesses mercados”, disse Cotait.
A embaixadora da União Europeia Marian Schuegraf enfatizou que o Brasil é o “maior parceiro da América Latina”. Shuegraf ainda afirmou que, nas últimas décadas, os investimentos da UE foram para setores de alto potencial de energia verde.
Durante o evento, a secretária de Comércio e Relações Internacionais da Confederação Nacional da Agricultura Familiar do Brasil (Conaf), Paola Vasconcelos, destacou que a confederação está trabalhando com países africanos para estimular ações conjuntas de fortalecimento dos agricultores familiares.
O diretor de Negócios Internacionais do Banco do Brasil, Alexandre Machado, afirmou que os objetivos da BRCC estão alinhados com os objetivos do banco.
“No final do dia, o comércio internacional significa aumento de mercado e a possibilidade do aumento de receita, para o empreendedor e para o país. Queremos ajudar a potencializar o comércio exterior para os micro e pequenos”, afirma o diretor.
Segundo o secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal, Paco Britto, no Brasil, as associações comerciais representam 1,5% das exportações. Para ele, é preciso o apoio para que o pequeno empreendedor prospere.
“ Nada adianta se não tivermos o financiamento ao pequeno e se não tivermos a desburocratização das exportações. Precisamos do apoio de organizações como o BB, o Sebrae. O objetivo da pauta de hoje é aumentar esses números, juntos”, completou.
Serviços BRCC:
Consultoria Especializada: orientação sobre normas e regulamentos internacionais, estudos de mercado e estratégias de entrada no mercado;
Promoção de Negócios e Networking: organização de eventos, feiras e seminários para facilitar o networking e a troca de experiências;
Apoio Jurídico e Regulatório: assistência em questões legais e regulatórias para garantir a conformidade com as leis locais e internacionais;
Facilitação de Exportações e Importações: suporte em logística, documentação e procedimentos aduaneiros;
Treinamento e Capacitação: programas de treinamento para preparar empresários para o mercado internacional.
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587