O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro deu uma entrevista, nesta quinta-feira (18), na qual falou sobre o foco da doença de New Castle (DNC), que foi identificado no Rio Grande do Sul.
O Mapa confirmou a ocorrência de DNC, na quarta-feira (17), após o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo ter analisado uma coletada em uma empresa de avicultura comercial de corte, no município de Anta Gorda (RS).
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi) foi a responsável pela investigação epidemiológica do caso, desde que a suspeita foi levantada, até a confirmação do resultado.
Carlos Fávaro viajou até o Rio Grande do Sul junto de sua equipe técnica, que permanecerá no estado para coordenar o plano de contingência da DNC em parceria com o órgão de defesa estadual. Ao explicar o trabalho que a pasta realizará na cidade, o ministro afirmou que o isolamento do animal infectado já foi realizado e não há indícios de infecção dentre as demais aves existentes no local.
“Nós ainda não avaliamos como uma epidemia, porque foi um animal de uma granja com 14 mil aves. O isolamento já foi feito e, até o momento, não temos nenhum vestígio de outros animais doentes nesta granja e nem na região”, disse.
O Brasil é um dos principais exportadores de carne de frango do mundo, sendo responsável por fornecer 40% do produto ao mercado internacional, o poderia comprometer o país economicamente, já que a DNC se trata de uma questão sanitária.
“Hoje o Brasil representa quase 40% da carne de frango consumida no mundo e cada país tem um protocolo. Tem país que regionaliza no raio de 50 km, de 10 km, que fecha o estado ou que fecha o país. Com total transparência e com a eficiência do sistema de defesa agropecuário brasileiro nós vamos superar este momento rapidamente e trazer de volta à tranquilidade”, garantiu.
A Doença de New Castle não é transmissível para o ser humano e, segundo Fávaro, mesmo com o plano de contingência em atividade, não há motivo para que a população se alarme. Apenas aves domésticas ou silvestres podem ser acometidas pela DNS e os principais sintomas são manifestações nervosas, problemas respiratórios, diarreia e edemas na cabeça.
“Esta não é uma zoonose transmissível, então não precisa ter nenhum receio de continuar consumindo carne de frango, ovos, nada disso”.
Por Cristiane Ferreira, com informações do Mapa