A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participou, nesta terça-feira (5), de uma agenda do ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula, para a assinatura simbólica dos Termos de Pactuação da Agricultura Familiar (TPAF’s) destinados a colônias de pescadores que são atendidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por meio de emenda parlamentar de bancada no exercício 2024/2025.
A assinatura dos TPAF’s abrange colônias de pescadores localizadas nos municípios de Boa Vista, Iracema, São Luiz, Cantá e Bonfim, que, com o apoio da Conab e do MPA, poderão fortalecer suas produções pesqueiras e garantir a inclusão de pescados no mercado. Ao todo, serão investidos R$ 492,5 mil, valor que permitirá a produção de 30.480 quilos de pescados diversos, incluindo espécies como aracu, matrinxã, pacu, piau e surubim, entre outros.
Além disso, foi entregue, durante a solenidade, um total de 178 kits Rabeta, compostos por motores de 6,5 HP, que serão distribuídos aos pescadores associados. Esses kits têm como objetivo otimizar as condições de trabalho e proporcionar mais segurança e eficiência nas atividades pesqueiras.
A ação é mais uma iniciativa da Conab no sentido de promover o desenvolvimento da agricultura familiar e apoiar a sustentabilidade da pesca artesanal em diversas regiões do país. O apoio à produção pesqueira local contribui para a geração de emprego, a melhoria da qualidade de vida das comunidades pesqueiras e a promoção da segurança alimentar. Com isso, a Conab reafirma seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e com a implementação de políticas públicas que promovam a inclusão social e o desenvolvimento econômico das comunidades rurais.
Fonte: Conab
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587