O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (8), durante a Cúpula Virtual do BRICS, que o grupo deve assumir protagonismo diante do enfraquecimento das instituições multilaterais criadas após a Segunda Guerra Mundial. Em sua fala, Lula criticou medidas unilaterais de comércio e defendeu a cooperação entre os países do bloco como resposta ao protecionismo.
“O BRICS já é o novo nome da defesa do multilateralismo”, declarou o presidente, ao destacar que os cinco países representam 40% do PIB global, 26% do comércio internacional e quase metade da população mundial.
Lula disse que princípios basilares da Organização Mundial do Comércio (OMC), como as cláusulas de Nação Mais Favorecida e de Tratamento Nacional, foram “enterrados” por ações unilaterais recentes. Ele defendeu que o grupo chegue unido à 14ª Conferência Ministerial da OMC, em 2026, em Camarões, para propor uma refundação do sistema multilateral de comércio.
O presidente também abordou crises geopolíticas. Defendeu uma solução negociada para a guerra na Ucrânia, condenou a política de Israel na Faixa de Gaza e Cisjordânia, e anunciou que o Brasil passará a integrar a ação movida pela África do Sul contra o país na Corte Internacional de Justiça. Ele ressaltou ainda que a América Latina e o Caribe devem permanecer como zona de paz, criticando a presença militar dos Estados Unidos no Caribe.
Na agenda climática, Lula propôs a criação de um Conselho de Mudança do Clima da ONU e reiterou que o Brasil lançará, durante a COP30 em Belém, o Fundo Florestas Tropicais para Sempre. O presidente também defendeu a soberania digital, alertando para riscos de concentração tecnológica em poucas empresas e países.
Segundo Lula, o BRICS reúne complementaridades econômicas e condições para avançar em uma industrialização verde, ampliar a integração financeira e promover desenvolvimento com soberania. Ele afirmou que a próxima Assembleia Geral da ONU será oportunidade para os países do bloco se manifestarem com “uma só voz” em defesa de um multilateralismo revigorado.
Com informações do Gov.br
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587
