A consulta aos dados do comércio exterior brasileiro acaba de ganhar uma ferramenta mais moderna e intuitiva. Já está no ar a nova versão do ComexVis, plataforma interativa de visualização de dados que integra o sistema oficial de estatísticas do comércio exterior do governo federal, mantido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Criada em 2016 e parte do sistema ComexStat, a plataforma passou por uma reformulação completa, que inclui cinco novas funcionalidades para ampliar o acesso e facilitar o uso dos dados por empresas, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e organismos internacionais. Com isso, acompanhar informações como exportações e importações por país, bloco econômico, estado, município e produto ficou mais simples — inclusive em celulares e tablets.
Entre os principais destaques da nova versão estão:
-
Gráficos dinâmicos com dados do último mês, acumulado do ano e comparações com o ano anterior;
-
Séries históricas mais longas, com exportações e importações detalhadas por peso e valor;
-
Opções de download em formato aberto e impressão de gráficos individualmente ou da página completa;
-
Visualização mais fluída e responsiva, com melhor desempenho em dispositivos móveis.
Segundo o MDIC, o ComexVis é uma ferramenta estratégica para o entendimento e a análise das trocas comerciais brasileiras desde 1997. Os dados alimentam estudos de mercado, planejamento estratégico de exportações e decisões de política pública, inclusive para setores como o agronegócio, que lidera a balança comercial brasileira.
Webinário de apresentação
Para apresentar as funcionalidades e demonstrar a utilização prática da ferramenta, o MDIC promoverá um webinário aberto ao público no dia 12 de agosto, das 10h às 12h. O link de inscrição será divulgado em breve nas redes sociais do ministério e na página oficial da Secretaria de Comércio Exterior.
A nova versão do ComexVis já está disponível gratuitamente no site do ComexStat.
Com informações do MDIC
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587
