Com o objetivo de fortalecer a cadeia de produção agrícola e reduzir a dependência externa de insumos, a ApexBrasil, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), promoveu nesta segunda-feira (30), em Brasília, o workshop “Fertilizantes 2025: Cenários e Perspectivas”.
O evento reuniu cerca de 200 participantes, incluindo representantes de órgãos federais, entidades do setor e empresas privadas, para debater estratégias que viabilizem o Plano Nacional de Fertilizantes, cujo objetivo é reduzir de 90% para 50% a dependência brasileira de fertilizantes importados até 2050.
A abertura contou com a presença da diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, do secretário executivo adjunto do MAPA, Cleber Soares, além de representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Durante o workshop, foi renovado por mais dois anos o protocolo de intenções entre a ApexBrasil e o Sindicato Nacional da Indústria de Matérias-Primas para Fertilizantes (Sinprifert), que busca ampliar investimentos, melhorar o ambiente de negócios e garantir maior competitividade e sustentabilidade à cadeia nacional de fertilizantes.
A programação incluiu painéis sobre investimentos, inovação e financiamento no setor, além de mesas de discussão para abordar desafios regulatórios, logísticos e de pesquisa mineral. Entre as instituições participantes estavam o PPI, ANM, ABISOLO, IBRAM, ANP e empresas privadas, em debates mediados pelo MDIC e MME.
Segundo Ana Paula Repezza, a mobilização é fundamental para garantir a segurança alimentar do Brasil.
“Vamos trabalhar forte na atração de investimentos para a cadeia de fertilizantes, pois este insumo é indispensável para que o agronegócio brasileiro siga competitivo e alcance ainda mais mercados no mundo”, afirmou.
Com informações da Apex
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587