Entre 25 e 28 de junho, representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participaram do Simpósio Latino-Americano e Caribenho sobre Pesquisa de Carbono do Solo (LAC Soil Carbon) 2025, realizado no Rio de Janeiro. O evento integra a Trilha da COP30 e reuniu pesquisadores, gestores e profissionais do setor para discutir soluções sustentáveis para a agricultura, a saúde do solo e o desenvolvimento socioeconômico.
Durante o simpósio, o Mapa apresentou a agenda RAIZ (Resilient Agriculture Implementation for Net Zero Land Degradation), que funcionará como um acelerador de financiamento para recuperação de áreas degradadas, alinhando segurança alimentar, mitigação climática e conservação ambiental. A proposta será detalhada a países parceiros e levada à COP30, em Belém, como contribuição brasileira ao Balanço Global do Acordo de Paris.
“O evento trouxe resultados sólidos da iniciativa ‘4 por 1000’, lançada na COP21, que avançou na ciência de quantificação do carbono no solo. Isso abre caminho para o agro brasileiro se beneficiar de mecanismos de mercado, como os créditos de carbono”, destacou Bruno Brasil, diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa.
O simpósio foi organizado pela Embrapa, em parceria com universidades, associações e o consórcio internacional “4 por 1000”, para compartilhar experiências e traçar estratégias para o futuro da produção agrícola regenerativa na América Latina e no Caribe.
A Trilha da COP30 contempla eventos ao longo de 2025, promovendo debates e estudos que possam subsidiar ações mais eficazes durante a Conferência do Clima e incentivar o uso de tecnologias inovadoras para fortalecer a agropecuária sustentável em todo o mundo.
Com informações do Mapa
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587