Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizaram, entre os dias 15 e 21 de junho, uma missão institucional à China, com visitas às cidades de Pequim e Xangai. A iniciativa, organizada em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e o World Resources Institute (WRI Brasil), teve como objetivo aprofundar o diálogo bilateral entre os dois países sobre sustentabilidade no setor agropecuário.
Liderada pelo secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, Pedro Neto, a missão buscou promover o intercâmbio de conhecimentos e fortalecer a articulação com instituições chinesas de excelência nas áreas de pesquisa, inovação tecnológica e formulação de políticas públicas.
Segundo o secretário, a cooperação técnico-científica é um passo importante para a construção de protocolos de sustentabilidade agrícola com reconhecimento mútuo entre Brasil e China. “Esta será a primeira etapa de um processo de cooperação para desenvolver parâmetros comuns relacionados à produção e comercialização de produtos agropecuários sustentáveis”, afirmou Pedro Neto.
Durante a programação, a delegação brasileira participou de reuniões com entidades de referência, como a Academia de Ciências Agrárias da China (CAAS), a Academia de Ciências da China (CAS), a Universidade Agrícola da China (CAU) e o Ministério do Meio Ambiente chinês. As agendas permitiram a troca de informações sobre iniciativas voltadas à redução de emissões na agropecuária, como a produção de soja de baixo carbono e carne carbono neutro.
As instituições chinesas também apresentaram estratégias de financiamento verde, instrumentos regulatórios e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável do setor rural, contribuindo para o mapeamento de boas práticas e possíveis áreas de cooperação entre os dois países.
Além do secretário Pedro Neto, integraram a comitiva representantes do gabinete do ministro da Agricultura, adidos agrícolas, pesquisadores e analistas da Embrapa e da Embaixada do Brasil na China. A presença de técnicos de diferentes áreas do Mapa e da Embrapa garantiu um olhar abrangente sobre os temas abordados, reforçando o compromisso do Brasil com a inovação, a sustentabilidade e a aproximação estratégica com parceiros internacionais.
Com informações do Mapa
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587