O aumento da mistura obrigatória de biodiesel no diesel de 14% para 15% (B15), aprovado nesta quarta-feira (25) pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), foi comemorado por Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8, uma das líderes do setor no país. Segundo ele, a decisão é estratégica para consolidar o Brasil como uma potência em energia sustentável.
“O cumprimento dos mandatos de mistura de biocombustíveis previstos no programa Combustível do Futuro é o passaporte que vai garantir que o país embarque os investimentos necessários para a transição energética”, afirmou Battistella.
Para o executivo, o avanço no uso de biodiesel é fundamental para estimular a economia de baixo carbono, com ganhos diretos em saúde pública, proteção ambiental, geração de empregos e agregação de valor ao agronegócio.
Battistella também destacou que o setor já está tecnicamente preparado para ir além.
“Já temos capacidade instalada para atender o B20. Os benefícios econômicos e ambientais estão mais do que comprovados, assim como o impacto positivo no modelo sustentável de desenvolvimento baseado na Economia Circular e na Bioeconomia”, disse.
A capacidade autorizada hoje pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é de 15,08 milhões de m³/ano, volume que permitiria atender a uma mistura superior a 21% da demanda de Diesel B em 2025.
Por fim, o presidente da Be8 reforçou que os biocombustíveis representam um ativo estratégico e um diferencial competitivo para o país em eventos internacionais.
“Eles são um patrimônio que devemos ter orgulho de apresentar na COP30”, concluiu.
Com informações da assessoria de imprensa
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587