A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (17), as operações Grãos Limpos e Grãos Puros com o objetivo de investigar e combater fraudes na adulteração de cargas de grãos. As ações ocorrem com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio do Programa Vigifronteira e do Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários.
Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e jurídicas investigadas por envolvimento nas irregularidades. As ordens judiciais foram executadas de forma simultânea em seis municípios: Cuiabá (MT), Toledo, São José dos Pinhais, Paranaguá, Pontal do Paraná e Morretes (PR).
Durante a operação, uma pessoa foi presa em flagrante. Os materiais apreendidos passarão por análise detalhada, que deve orientar os próximos passos da investigação.
Segundo a PF, os investigados poderão responder por crimes como falsificação, fraude no comércio e associação criminosa. As operações integram um esforço conjunto entre forças federais e órgãos de controle para proteger a integridade da cadeia produtiva agropecuária brasileira, especialmente nas regiões próximas às fronteiras internacionais.
Com informações da PF
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587