Crescimento de mais de 17% na produção foi impulsionado pela soja, milho e diversificação de culturas, resultado coloca o estado dentre os protagonistas no agronegócio nacional_
Tocantins está celebrando a maior safra de grãos da história do estado. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção da safra 2024/2025 do estado atingiu 9,46 milhões de toneladas, um crescimento de mais de 17% em relação à safra 2022/2023, que até então era a maior já registrada, com 8,01 milhões de toneladas.
“Esse avanço histórico confirma a força e o dinamismo do agronegócio em nosso estado. Temos investido muito na infraestrutura de logística e no crédito rural para alavancar o setor sempre de forma sustentável. E vamos seguir apoiando nossos agricultores, tanto os pequenos quanto os grandes, para seguir aumentando a nossa produção e quebrando mais e mais recordes”, declarou o Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.
A soja segue como carro-chefe da produção no Tocantins, com uma área cultivada de 1,57 milhão de hectares e uma produção superior a 5,86 milhões de toneladas, representando aproximadamente 62% de toda a produção de grãos do estado. A produtividade da oleaginosa teve um salto significativo: saiu de 3.141 kg/ha na safra anterior para 3.773 kg/ha neste ciclo, um crescimento de quase 19%, o que equivale a um acréscimo de aproximadamente 12,6 sacas por hectare.
O milho em grão também apresentou desempenho expressivo, com destaque para a segunda safra. A área de plantio cresceu 17,4%, passando de 395 mil hectares para mais de 463 mil hectares, resultado direto do investimento em tecnologia, manejo eficiente e planejamento estratégico por parte dos produtores rurais.
O arroz continua sendo um dos pilares da produção agrícola do estado, especialmente nas várzeas tropicais irrigadas. Na safra atual, o grão ocupou 133,6 mil hectares, com uma produção de 779 mil toneladas. Já o sorgo, cultura de destaque pela sua resiliência e boa adaptação às condições climáticas locais, manteve uma área de 56,3 mil hectares, com produção estimada em 120 mil toneladas.
Cenário de expansão
Para o engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Thadeu Teixeira Júnior, os resultados desta safra reforçam o protagonismo do Tocantins no cenário agrícola brasileiro.
“Essa safra histórica não é fruto do acaso. É resultado da organização dos produtores, uso intensivo de tecnologias e também das ações estratégicas do Governo do Tocantins. Temos preços de terra atrativos, uma grande bacia hidrográfica, áreas pecuárias passíveis de conversão para cultivo e um setor produtivo atento às oportunidades. Estamos colhendo os frutos de uma agricultura que combina produtividade, sustentabilidade e visão estratégica”, destacou.
Com informações da assessoria de imprensa
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587