O preço de referência da borracha natural importada registrou alta de 3,7% em maio, atingindo R$ 13,70 por quilo, segundo análise conjunta da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.
A elevação ocorreu mesmo com a queda de 2% no valor médio do dólar, cotado a R$ 5,67 no período. O movimento de valorização foi impulsionado principalmente pelo aumento expressivo nos custos do frete internacional, que subiram 106,7% em relação ao mês anterior. O frete interno, por outro lado, manteve-se estável.
Na Bolsa de Cingapura (SICOM), onde são negociados os contratos internacionais da borracha, as cotações da matéria-prima registraram leve avanço de 0,9%.
Com esses fatores combinados, o índice de referência da borracha natural importada alcançou 162,09 pontos, uma variação de 2,3% em relação ao mês anterior.
A atualização mensal do preço de referência serve como parâmetro para produtores, compradores e órgãos do setor, além de contribuir para o acompanhamento da competitividade da borracha nacional frente ao produto importado.
Com informações da CNA
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587