O Brasil registrou queda de 9,4% nas exportações totais de café em março de 2025, segundo o boletim mensal da Organização Internacional do Café (OIC), divulgado nesta semana. O recuo contribuiu para a retração mais ampla observada na América do Sul, que viu suas exportações diminuírem 15,9% no período, impactadas principalmente pela desaceleração do mercado brasileiro.
O relatório da OIC mostra que a categoria dos Naturais Brasileiros – da qual o Brasil é o principal exportador – teve uma retração de 2,4% nas exportações em março, reflexo de uma menor oferta no país. Segundo a organização, altas temperaturas e chuvas abaixo da média em regiões produtoras contribuíram para o cenário, além de questões logísticas que também afetaram o escoamento da safra.
Apesar da queda, o Brasil manteve sua liderança no mercado de café solúvel, com 330 mil sacas exportadas no mês, consolidando sua posição no segmento de produtos industrializados com maior valor agregado.
A OIC destaca ainda que os estoques certificados de Arábica cresceram 6,4%, o que pode sinalizar uma estratégia de retenção diante da volatilidade dos preços internacionais. Por outro lado, a demanda global começa a dar sinais de recuperação, impulsionada pela desaceleração da inflação em países consumidores e pela resiliência do mercado de Arábicas.
Perspectivas e desafios
Embora o Brasil continue como principal player global, o boletim da OIC alerta para a necessidade de monitoramento dos efeitos climáticos sobre a produção 2025/26. A expectativa é de que, superadas as dificuldades pontuais de oferta, o país retome o ritmo de crescimento nas exportações, com apoio de uma cadeia produtiva estruturada e capacidade industrial consolidada.
O desempenho brasileiro será fundamental para o comportamento do mercado global nos próximos meses, especialmente diante de um cenário em que os preços internacionais permanecem elevados, apesar da retração registrada em abril.
Com informações da Embrapa
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587