A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) está representando o Brasil na 92ª Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que ocorre nesta semana em Paris, na França. A participação da entidade ganha ainda mais relevância diante da expectativa de confirmação oficial do Brasil como país livre de febre aftosa sem vacinação, prevista para a próxima quinta-feira (29).
A comitiva da ABCZ é composta pelo presidente Gabriel Garcia Cid, pelo conselheiro de Assuntos Políticos, Jorge Pires, e pela consultora do Brazilian Cattle, Izabelle Jardim. Eles participam das discussões junto a representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), da Acrimat, Famato, Imac e Indea-MT.
Amanhã (27), a entidade terá um dos principais momentos de sua participação, com a apresentação de uma palestra sobre o papel da genética bovina brasileira na produção global de carne e leite. A ABCZ pretende reforçar os mais de 100 anos de trabalho de melhoramento genético das raças zebuínas e destacar a contribuição do rebanho zebu para a sustentabilidade e produtividade da pecuária nacional.
“A novidade sobre o status sanitário brasileiro certamente marcará uma nova fase para as exportações de carne bovina e de material genético. Isso vai ampliar mercados e posicionar ainda mais o Brasil como fornecedor global confiável”, afirmou Gabriel Garcia Cid.
A atuação internacional da ABCZ é realizada por meio do projeto Brazilian Cattle, desenvolvido em parceria com a ApexBrasil, que trabalha para abrir novos mercados e auxiliar produtores interessados em comercializar genética bovina. Segundo Izabelle Jardim, há pedidos de abertura de mercado em andamento em 31 países, abrangendo exportações de sêmen, embriões, animais vivos, sementes e equídeos.
Atualmente, o projeto já viabiliza a exportação de sêmen bovino para 52 países, embriões bovinos para 38, animais vivos para reprodução para 31, para engorda para 20 e para abate em 29 nações, evidenciando o potencial competitivo da pecuária brasileira.
A presença da ABCZ na Assembleia da OMSA fortalece o compromisso do setor com a sanidade animal, o desenvolvimento sustentável e o comércio internacional, justamente em um momento decisivo para a pecuária brasileira, que se prepara para ser reconhecida globalmente como livre da febre aftosa sem vacinação — um marco sanitário e econômico com impactos diretos sobre a competitividade do Brasil no cenário mundial.
Com informações da ABCZ
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587