Após as entregas realizadas em Pedra Preta e São José do Povo, na região Sul de Mato Grosso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, esteve em Rondonópolis neste sábado (1). Na cidade, cerca de 800 famílias de assentados serão beneficiadas pelo Programa Estratégico de Fortalecimento Estrutural de Assentamentos Rurais e Sustentabilidade da Agricultura Familiar, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
“Vai baratear o custo dos alimentos e distribuir renda, pois as pessoas vão conseguir produzir com menor custo por causa da mecanização”, destacou o presidente da Associação do Vale do Berigue, Valnei Vieira Marinho.
O investimento do Mapa, no valor de R$ 5,1 milhões, contempla seis assentamentos (Gleba Rio Vermelho, Carimã, São Francisco, Primavera, Dom Osório e Chico Mendes). Os recursos foram destinados à entrega de maquinário com patrulhas completas, caminhões, equipamentos direcionados à produção de cada comunidade e assistência técnica aos assentados.
Luiza Maria de Souza Fernandes, assentada do P.A. São Francisco, ressaltou que as máquinas permitirão trabalhar dentro da janela agrícola, garantindo a produção necessária com maior segurança. Um dos exemplos é a produção de alimentação para o gado na propriedade.
“Esses programas que estamos começando a entregar não se resumem a meia dúzia de máquinas e caminhões. São equipamentos que chegam para permitir o cultivo da terra de maneira mais eficiente. Além disso, estruturamos sete programas para atender à agricultura familiar, complementando todas as outras políticas públicas”, concluiu o ministro Carlos Fávaro.
Com informações do Mapa
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587