A Embrapa e as integrantes do Grupo OCP – OCP Fertilizantes, OCP Nutricrops e Universidade Politécnica Mohammed VI (UM6P) – assinaram nesta segunda-feira (24) um acordo estratégico de cooperação para fortalecer a pesquisa e o desenvolvimento na agricultura sustentável. A parceria busca soluções inovadoras para enfrentar desafios globais relacionados à segurança alimentar e à sustentabilidade. A solenidade ocorreu no campus da UM6P, em Benguérir, Marrocos, com a presença de autoridades das instituições parceiras.
“Esta iniciativa representa o fortalecimento de um trabalho conjunto que vai beneficiar a pesquisa do Brasil e do Marrocos, países cujo potencial contribuirá com o intercâmbio de conhecimento e o desenvolvimento de soluções inovadoras em cenários futuros”, afirmou a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá.
A comitiva da Embrapa contou com a participação do chefe da Assessoria de Relações Internacionais, Marcelo Morandi, da assessora Jane Simoni e do chefe-geral da Embrapa Solos, Paulo Cesar Teixeira. O evento também teve a presença do ex-ministro da Agricultura brasileiro e consultor estratégico da OCP, Roberto Rodrigues, além de representantes da Embaixada do Brasil no Marrocos.
Inovação e tecnologia no campo
O acordo prevê projetos voltados para a transferência de tecnologias agrícolas avançadas, a capacitação de pesquisadores e estudantes, além da promoção de práticas agrícolas sustentáveis e da melhoria na eficiência do uso de nutrientes.
“Essa parceria faz parte de uma visão global, na qual a ciência e a inovação são pilares essenciais para a transformação sustentável dos sistemas agrícolas”, destacou Hicham El Habti, presidente da UM6P.
Entre as ações planejadas, estão o desenvolvimento de fertilizantes inovadores, a aplicação de técnicas de agricultura digital, a biofortificação de culturas e a implementação de uma economia circular no setor agrícola. O acordo também inclui um programa de intercâmbio acadêmico para aprimorar a formação de pesquisadores e estudantes dos dois países.
Marcos Stelzer, CEO da OCP Fertilizantes, reforçou o compromisso da empresa em atender às necessidades dos produtores rurais.
“Ao combinar nosso conhecimento e soluções de ponta com a expertise mundialmente reconhecida da Embrapa, queremos capacitar os agricultores a aumentar o rendimento e a qualidade nutricional de suas colheitas, garantindo um futuro mais resiliente e próspero para as pessoas e o meio ambiente”, afirmou.
Expansão da cooperação Brasil–Marrocos
A agenda da comissão da Embrapa no Marrocos inclui visitas a uma fazenda experimental em Marrakesh, participação em workshops e uma ida à planta de Benguérir, uma das quatro unidades de mineração da OCP no país. No dia 26, último da missão, a comitiva conhecerá as instalações do porto de Jorf Lasfar, onde está localizada a maior plataforma de produção de fertilizantes do mundo, operada pela OCP.
“O acordo representa nosso compromisso em utilizar ciência e inovação para promover uma agricultura mais sustentável, resiliente e produtiva, adaptando-se às particularidades de diferentes solos e culturas. Ao unir pesquisa e indústria, essa colaboração reflete nossa dedicação ao desenvolvimento de soluções científicas customizadas, que atendam às necessidades dos agricultores e contribuam para a segurança alimentar global”, ressaltou Youssef El Bari, CEO da OCP Nutricrops.
Sinergia no agronegócio
O Brasil, grande potência no agronegócio, tem uma alta demanda por fósforo, essencial para a fertilização dos solos e o desenvolvimento das plantas. O Marrocos, por sua vez, detém mais de 70% das reservas mundiais desse nutriente, sendo um parceiro estratégico para o Brasil. A proximidade geográfica entre os países facilita o transporte logístico e amplia o acesso a soluções para nutrição de solos e plantas. Atualmente, o Brasil é o destino de aproximadamente 25% dos fertilizantes exportados pela OCP.
Fonte: Embrapa
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587