O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e a Alianima. O objetivo é fomentar a produção sustentável de suínos, conforme previsto na Instrução Normativa SDA nº 113 de 2020, que estabelece diretrizes para boas práticas de manejo e bem-estar animal em granjas comerciais.
A assinatura do ACT representa um avanço significativo para a suinocultura brasileira, ao reunir esforços para melhorar a produção e incentivar práticas sustentáveis no setor. Segundo o secretário da SDI, Pedro Neto, a instrução normativa foi um marco na suinocultura nacional, orientando os produtores a adotarem boas práticas e garantindo o bem-estar animal como base da atividade.
“Nosso objetivo agora é promover o reconhecimento e a premiação de produtores e empresas que priorizam a sustentabilidade e a saúde dos animais e dos consumidores. Essa é uma oportunidade valiosa para demonstrar à sociedade e aos mercados internacionais que a suinocultura brasileira está comprometida com as melhores práticas para o futuro”, destacou Neto.
O secretário da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), Carlos Goulart, ressaltou a importância da iniciativa. “É muito satisfatório ver que, cinco anos após a publicação da IN SDA 113, diferentes atores do setor estão unidos para fomentar o reconhecimento de empresas que já aplicam essas diretrizes, reforçando a saúde e o bem-estar dos animais, um dos pilares da SDA.”
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, também celebrou o acordo, destacando a importância do compromisso com o bem-estar animal para o desenvolvimento da suinocultura nacional. “A transição dos sistemas produtivos já está em andamento, e o compromisso com boas práticas é uma ferramenta essencial. Iniciativas como essa incentivam ainda mais produtores e empresas a se adequarem às novas exigências da sociedade e do mercado por proteínas de alta qualidade”, afirmou.
Para a médica veterinária e presidente da Alianima, Patrycia Sato, o acordo reforça o diálogo com a indústria e incentiva os produtores na adoção de melhorias contínuas. “Desde a fundação da Alianima, acompanhamos a evolução dos produtores na implementação de boas práticas. A publicação da IN nº 113 foi um grande avanço, e, agora, com esse ACT, podemos reforçar de forma mais assertiva o reconhecimento dos esforços do setor em se adequar às normativas”, concluiu Sato.
Com a formalização desse compromisso, o setor suinícola brasileiro avança na busca por práticas mais sustentáveis, alinhadas às demandas da sociedade e aos padrões internacionais de bem-estar animal.
Com informações do Mapa
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587