A colheita da soja tem se intensificado no Brasil, elevando a liquidez no mercado spot. No entanto, de acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), parte dos consumidores tem adotado uma postura cautelosa, evitando a compra de grandes volumes e aguardando possíveis quedas nos preços nos próximos meses. A expectativa é impulsionada pela projeção de uma safra nacional recorde, o que pode impactar o mercado nas próximas semanas.
Enquanto o Brasil avança na colheita, a produção na Argentina e no Paraguai começa a apresentar sinais de redução. Pesquisadores do Cepea indicam que os impactos do déficit hídrico nestes países afetaram o desenvolvimento das lavouras, o que levou à revisão negativa das estimativas globais de produção de soja para a safra 2024/25. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção mundial da oleaginosa foi reduzida em 0,8% em relação ao relatório anterior, chegando a 420,76 milhões de toneladas.
A revisão reflete as dificuldades enfrentadas pela Argentina e pelo Paraguai, dois importantes produtores da América do Sul. A menor oferta nesses países pode influenciar o cenário internacional de comercialização da soja, enquanto o Brasil segue consolidando sua posição como principal fornecedor global do grão.
Fonte: Cepea
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587