A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) marcou presença na 37ª edição do Show Rural Coopavel, feira agropecuária que ocorre em Cascavel, no Oeste do Paraná, até a próxima sexta-feira, 14 de fevereiro. Nos últimos dias 10 e 11, a gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) da Agência, Isabela Gaya, apresentou iniciativas do programa Agro 4.0, que busca fomentar uso de tecnologias de precisão no agronegócio para tornar o setor mais competitivo.
“Nossa participação na feira envolveu a apresentação de soluções de tecnologia e inovação contempladas pelo edital do programa, visita a parceiros e produtores rurais, o que contribuiu para mobilizar o ecossistema regional de inovação”, informou a gerente.
“Na ocasião, as startups participantes do edital expuseram algumas tecnologias que foram testadas no âmbito do programa com objetivo de aumentar a produtividade e a sustentabilidade no campo”, completou.
Avicultura 4.0
Uma das soluções apresentadas foi a de gestão e controle de produção para avicultura 4.0. A inovação utiliza a Internet das Coisas (IoT) e software de gestão para monitorar, em tempo real, o bem-estar das aves e a produtividade de cada aviário, com dispositivos que fornecem informações da qualidade do ambiente, do consumo de ração, do peso das aves e dos índices zootécnicos relacionados à produção.
Segundo o sócio-fundador da Stac, Mahuan Abdala, os dados auxiliam o produtor no manejo e na tomada de decisão, possibilitando que a equipe técnica da agroindústria exerça um trabalho mais eficiente no controle sanitário, reduzindo perdas e obtendo melhores resultados zootécnicos e financeiros.
A implementação da tecnologia é resultado do trabalho entre a startup Stac, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu-Brasil, a cooperativa agroindustrial Coopavel, através do edital do programa Agro 4.0 da ABDI.
“Com essa parceria, tivemos a oportunidade de expandir nossa solução, de forma que mais produtores tivessem acesso e conseguissem usufruir dessa tecnologia, tornando a vida deles mais fácil e trazendo melhores resultados financeiros”, afirmou Abdala.
O produtor Fernando Silva, que implementou a solução em sua granja, relatou que um dos principais benefícios foi a precisão da tecnologia no monitoramento e gestão da sua produção.
“É algo que não nos gera dúvidas. Muitas das atitudes que a gente tomava tentando acertar nos deixava com dúvidas. Com as sondas instaladas no ambiente e com o aplicativo no celular, é possível fazer esse monitoramento de casa, garantindo conforto térmico e uma renovação de ar eficiente para as aves”, contou.
Programa Agro 4.0
O Programa Agro 4.0 visa estimular e fomentar o uso de tecnologias de precisão/4.0 no agronegócio para aumentar a eficiência, produtividade, sustentabilidade e competitividade do setor. Nesse sentido, a ABDI promove editais de fomento e organiza um ecossistema de múltiplo atores: de um lado são apresentadas as demandas dos produtores rurais, cooperativas e agroindústrias, de outro estão as startups e demais fornecedores, que oferecem soluções para serem colocadas em prática, além das instituições do ecossistema de inovação envolvidas no projeto para colaborar na difusão das tecnologias.
“O propósito dos editais é aplicar a tecnologia no processo produtivo do produtor rural e da agroindústria, de forma a entender os ganhos que podem trazer. Temos também outros exemplos de projetos de irrigação inteligente, identificação de ferrugem de soja, entre outros. Até o momento já foram disponibilizados cerca de 6 milhões em premiação nos editais, e alcançamos milhares de atores com ações de difusão e adoção de tecnologias 4.0”, acrescenta Isabela.
O Programa Agro 4.0 teve início em 2020 pela ABDI em parceria com o MDIC (ME), MAPA e MCTI.
Show Rural Coopavel
De acordo com a organização da feira, a expectativa é de que, ao longo da semana, mais de 600 expositores apresentem novidades para o setor agropecuário. A estimativa é de que sejam movimentados mais de R$ 6 bilhões durante o evento.
Fonte: ABDI
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587