Os preços do arroz em casca continuam apresentando pequenas oscilações no Rio Grande do Sul, em meio a um cenário de equilíbrio entre compradores e vendedores. De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o mercado segue com baixa liquidez, reflexo da redução no volume de beneficiamento e da demanda moderada por parte de atacadistas e varejistas, que aparentam estar com estoques satisfatórios.
Enquanto o ritmo de comercialização interna se mantém moderado, importações e exportações seguem firmes. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Brasil importou 109,97 mil toneladas de arroz (equivalente casca) em janeiro de 2025, um aumento expressivo de 122,69% em relação a dezembro de 2024, mas 44,3% abaixo do volume registrado em janeiro do ano anterior.
No sentido oposto, as exportações totalizaram 96,62 mil toneladas em janeiro de 2025, uma queda de 27,7% na comparação com dezembro de 2024, mas um avanço de 15,5% em relação a janeiro de 2024.
Com estoques relativamente equilibrados na cadeia produtiva e oscilações no mercado externo, o setor acompanha atentamente o comportamento da oferta e da demanda nos próximos meses, o que poderá influenciar a movimentação dos preços no mercado interno.
Com informações do Cepea
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587