O aumento da produção de açaí por agroextrativistas de comunidades tradicionais nos estados do Pará e Amapá resultou na formalização de uma parceria entre a Cooperativa de Alimentos da Biodiversidade do Amapá (BIO+AÇAÍ) e a Bacio di Latte, gelateria de alto padrão com mais de 200 lojas no Brasil e nove nos Estados Unidos. A parceria foi oficializada nesta semana em São Paulo, com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e de representantes do setor.
A BIO+AÇAÍ conta com o suporte das políticas públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), sendo certificada pelo Selo Nacional da Agricultura Familiar (SENAF) e comercializando parte de sua produção com empresas que possuem o Selo Biocombustível Social. O incentivo fortalece o desenvolvimento rural sustentável e a inclusão do extrativismo na cadeia de biocombustíveis, contribuindo para a preservação ambiental e a transição energética.
“É um encontro de dois gigantes: a Bacio di Latte, uma das maiores sorveterias do Brasil, e a Bio+Açaí, cooperativa de agricultores e extrativistas da Amazônia. Nessa cooperativa, eles retiram a polpa do açaí e vendem para uma fábrica de biodiesel, que também auxilia na assistência técnica dos extrativistas. No centro dessa parceria está o tema da preservação”, afirmou o ministro Paulo Teixeira.
Nos últimos dois anos, o Selo Biocombustível Social cresceu 297% na Região Norte, impulsionando a inclusão social e produtiva da agricultura familiar no setor de biodiesel.
O presidente da BIO+AÇAÍ, Edilson da Rocha Lima, destacou a importância dos produtores rurais para a economia e o abastecimento de alimentos.
“Essa integração entre o homem do campo e a cidade, trazendo alimento para o mundo, reforça nosso compromisso com a preservação da Amazônia”, declarou.
A parceria representa um avanço na valorização da produção sustentável de açaí, conectando o trabalho de comunidades tradicionais da Amazônia ao mercado nacional e internacional, com impacto positivo na economia local e na conservação ambiental.
Da redação
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587