Os recentes casos de gripe aviária (H5N1) nos Estados Unidos provocaram uma grave escassez de ovos no país, fazendo os preços dispararem. O correspondente da Band nos Estados Unidos, Eduardo Barão, relatou a situação ao Agro+, nesta quinta-feira (6):
“A crise dos ovos é uma realidade aqui nos Estados Unidos. Está faltando produto em muitas prateleiras de mercados pelo país. O preço da dúzia disparou. Em alguns lugares, os comerciantes estão cobrando até 12 dólares pela cartela, o equivalente a R$ 70.”
A crise foi agravada pelo sacrifício de aves infectadas. Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, mais de 153 milhões de aves foram abatidas nos últimos três anos para conter a disseminação do vírus, o que impactou diretamente a produção de ovos e de outros produtos avícolas. Barão destaca que a gripe aviária tem afetado também o gado leiteiro, gerando novas preocupações para o setor agropecuário.
Além do desabastecimento, o impacto econômico já atinge restaurantes e redes de fast food.
“Algumas lojas, lanchonetes e restaurantes tradicionais estão cobrando a mais. Nessa semana, a Wahoo House, que é uma loja conhecida aqui nos Estados Unidos, anunciou que está cobrando uma sobretaxa de 50 centavos por ovo pedido nos menus”, relatou o correspondente.
A escassez do produto tem gerado episódios inusitados, como o roubo de 100 mil ovos na Pensilvânia, crime que está sendo investigado pela polícia.
“Muita gente tá até brigando para conseguir ovos nos mercados”, afirmou Barão.
Sem previsão para normalização da oferta, consumidores buscam alternativas para substituir os ovos na alimentação, enquanto produtores e autoridades tentam encontrar soluções para estabilizar o mercado.
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587