Nesta semana, o Comitê Logístico do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), representado por Eduardo Heron, diretor Técnico da entidade, Ronald Moraes, gerente Administrativo de Exportação da Cooxupé, e Rogério Fugazza, gerente de Logística da ofi, reuniu-se com o diretor de Operações da Autoridade Portuária de Santos (APS) e staff para dar continuidade às conversas relacionadas aos desafios logísticos nos embarques de café pelo porto santista.
A preocupante realidade de atrasos de navios, alterações de escala e rolagens de carga em patamares elevados foi detalhada pelo Cecafé, que explicou que o setor exportador de café acumulou prejuízos superiores a R$ 40 milhões no ano passado, com custos extras relacionados a detentions, armazenagens adicionais e pré-stacking, além de não conseguir embarcar mais de 1,6 milhão de sacas, até novembro, que permaneceram paradas nos portos, impossibilitando a entrada de mais de US$ 469 milhões como receita cambial ao Brasil.
“Ficamos muito satisfeitos ao ter ciência que a APS vem acompanhando a questão dos atrasos, monitorando as informações que o Cecafé divulga mensalmente através do Boletim Detention Zero, o que certifica que realmente há índices elevados de delays, os quais incorrem em problemas como pátios cheios e elevados custos extras aos exportadores nas operações de comércio exterior. Colocamo-nos à disposição da Autoridade para que possamos trabalhar juntos, em sinergia e de forma colaborativa, para encontrarmos maneiras de mitigar esses problemas no setor exportador, o que foi muito bem recebido pela APS”, explica Heron.
Segundo ele, o diretor Beto Mendes também pediu que o Cecafé coordene uma ação que traga as demais entidades exportadoras do agro para esse diálogo. “Ele entende ser importante ouvir todos os envolvidos para que haja uma grande base de informações que permita pensarmos, conjuntamente, quais serão os melhores caminhos para sanar ou mitigar esses riscos no processo exportador”, revela.
Durante o encontro, o diretor de Operações da APS fez um relato do que a entidade vem realizando com vistas a gerar melhorias ao comércio exterior no porto santista, como projeção de investimentos na terceira via da Rodovia Imigrantes, o aprofundamento do calado com a concessão do canal, além do leilão do TECON10, que deverá ocorrer no segundo semestre.
A APS informou, ainda, que agendará uma próxima reunião com o Cecafé para dar continuidade ao diálogo sobre logística no Porto de Santos, na expectativa de contar com a participação de outras associações do agronegócio nacional.
“Ele também falou do envolvimento da APS no Porto de Itajaí, onde assumiu as operações por conta da exitosa experiência na administração do cais santista, e do empenho e desdobramento que a equipe da Autoridade está fazendo para manter Santos em plena atividade, ao mesmo tempo em que mantém um diálogo permanente para que Itajaí possa colaborar para que haja um desafogamento logístico no Brasil”, completa o diretor técnico do Cecafé.
Outro ponto acordado no encontro foi a organização de uma missão da APS, a convite do Cecafé, para cidades cafeeiras do Sul de Minas Gerais, onde conhecerão o processo produtivo, de beneficiamento e estufagem do café nas bases, além de entenderem um pouco mais a logística dos exportadores.
“O intuito é levar autoridades e equipe técnica para conhecer todo esse trabalho no campo até a chegada do café nos portos, para que possam avaliar todo o processo e compreenderem de forma mais assertiva a operação do exportador”, revela Heron.
Por outro lado, a APS também se colocou à disposição dos produtores e exportadores que queiram conhecer o Porto de Santos, convidando-os para visitar as instalações portuárias e o canal, de forma que possam entender, realmente, os processos da operação portuária.
Fonte: Cecafé
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