O setor de avicultura de corte no Brasil encerrou 2024 com resultados positivos, impulsionados por preços mais elevados da carne de frango e do animal vivo. Essa valorização foi sustentada por uma oferta mais ajustada e pela forte demanda nos mercados interno e externo. A redução nos preços de insumos também contribuiu para o desempenho do setor ao longo do ano.
De janeiro a setembro, o Brasil produziu 10,2 milhões de toneladas de carne de frango, um aumento de 1,5% em relação ao mesmo período de 2023, de acordo com o IBGE. No mercado doméstico, o frango recuperou espaço frente à carne bovina, especialmente na segunda metade de 2024.
No comércio internacional, os embarques de carne de frango superaram as 5,15 milhões de toneladas de 2023, estabelecendo um novo recorde, conforme dados preliminares da Secex até dezembro.
Entre os desafios enfrentados pelo setor, destaca-se o aumento global de casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1). No Brasil, eventos adversos incluíram enchentes no Rio Grande do Sul, no final de abril e início de maio, e um foco de doença de Newcastle identificado em julho em Anta Gorda (RS). No entanto, em outubro, a Organização Mundial de Saúde Animal (Omsa) reconheceu o fim da doença no país, encerrando o período de restrições.
O cenário de 2024 reflete o equilíbrio entre adversidades climáticas e sanitárias e fatores favoráveis que sustentaram a recuperação e o crescimento da avicultura de corte no Brasil.
Fonte: Cepea
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587