Com objetivo de fortalecer as ações desenvolvidas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foi assinado nesta terça-feira (17) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a própria estatal. O Acordo prevê modernizar e ampliar os armazéns, fundamentais para a formação dos estoques públicos. A solenidade contou com a presença da ministra Esther Dweck, dos ministros Paulo Teixeira, Juscelino Filho e Alexandre Silveira, do presidente da Conab, Edegar Pretto, do diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES, Nelson Barbosa, entre outras autoridades.
“Assinamos um acordo para que nos oriente sobre esse novo momento da empresa pública, para torná-la ainda mais eficiente. Nós vamos continuar modernizando a Conab, tornando a empresa cada vez mais forte, para que as entregas para o povo brasileiro também aconteçam com mais eficiência e com mais rapidez”, destaca Pretto.
A ação faz parte das medidas adotadas pelo Governo Federal para consolidar a atuação das estatais, no âmbito do Programa de Governança e Modernização das Empresas Estatais – Inova. Além da Conab, foram firmados acordos entre o MGI e os seguintes ministérios e empresas:
- Ministério de Minas e Energia (MME) – Empresa Brasileira de Participações em Energia (ENBPar), Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Eletronuclear, Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A (Nuclep);
- Ministério das Comunicações (MCom) – Telecomunicações Brasileiras S.A (Telebrás);
- Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec);
- Ministério da Defesa (MD) – Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL);
- Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas).
A assinatura dos acordos é um passo significativo para a implementação das diretrizes do Decreto nº 12.303, de 9 de dezembro de 2024, que institui o Programa Inova, com o objetivo de modernizar e fortalecer a governança das empresas estatais e as participações acionárias da União.
Com informações do MGI
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587