Os preços do boi gordo, que apresentaram uma tendência de alta desde o início do semestre, sofreram uma queda significativa nos últimos dias, de acordo com dados do Cepea. Após atingir o valor recorde de R$ 352,65 na quarta-feira, 27, o Indicador CEPEA/B3 viu sua cotação desvalorizar continuamente, fechando a R$ 336,40 na terça-feira, 3, o que representa uma redução de 4,4% em relação à semana anterior.
Pesquisadores do Cepea apontam que esse enfraquecimento nos preços se deve à abrupta queda no mercado futuro do boi, registrado na B3. Mesmo sem alterações nos preços do atacado da carne, os frigoríficos exerceram pressão sobre os valores, resultando na diminuição das cotações do boi. Além disso, a inquietação dos pecuaristas em relação aos preços em queda no mercado futuro levou muitos deles a antecipar a venda de seus lotes, provocando uma concentração na oferta e facilitando a extensão das escalas a preços mais baixos.
Apesar desse movimento, muitos pecuaristas optaram por se afastar das negociações, à espera de uma definição mais clara sobre os fundamentos do mercado.
Fonte: Cepea
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587