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Home EM ALTA

Rede de cafeterias chinesa vai comprar 240 mil toneladas do grão brasileiro

by Redação
novembro 22, 2024

As exportações brasileiras de café vão dar um salto ainda maior a partir do ano que vem. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), articulou um novo acordo com a rede de cafeterias chinesa Luckin Coffee para a compra de 240 mil toneladas do grão do Brasil entre 2025 e 2029 a um valor estimado de US$ 2,5 bilhões. O compromisso anterior, de US$ 500 milhões para a compra de 120 mil toneladas até o fim deste ano, foi assinado em junho durante missão brasileira ao país.

Participaram da assinatura do memorando de entendimento, nesta terça-feira (19), em Brasília, o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e o CEO da Luckin Coffee, Jinyi Guo. Fundada em 2017, a empresa é uma das maiores do país e conta com cerca de 22 mil lojas na China, além de ter mais de 110 mil funcionários.

“O Brasil é o maior produtor, o maior exportador de café do mundo, e café de qualidade”, afirmou o ministro Geraldo Alckmin.  Ele ressaltou os 50 anos de relações entre os dois países e frisou que a parceria com a Luckin Coffee, assim como os inúmeros memorados de entendimento que serão assinados, nesta quarta-feira (20), durante a visita oficial do presidente da China, Xi Jinping, fortalece a parceria entre os países.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, ressaltou a expectativa de continuidade da parceria. “A assinatura do primeiro memorando de aquisição deu origem a eles virem ao Brasil pela primeira vez. Essa é uma compra muito grande para quem produz café no Brasil. Certamente é só o início de uma parceria comercial muito importante. É a primeira visita do Sr. Guo ao país, mas não é a última”.

Por sua vez, o CEO da Luckin Coffee, Jinyi Guo, destacou a qualidade do café brasileiro e o comprometimento da empresa em divulgar o produto. “Atualmente, contamos com 300 milhões de clientes, e o impacto tem sido extraordinário. Essa parceria é apenas o começo; no futuro, queremos ampliar ainda mais nossa colaboração. Convidamos todos a conhecer nossas novas fábricas e lojas e explorar nossa plataforma dedicada a promover o café brasileiro”.

A dimensão do novo acordo fica clara quando é feita uma comparação com o valor total de todas as exportações brasileiras. Até outubro, foram obtidos cerca de US$ 9,6 bilhões com as vendas para o exterior, de acordo com a plataforma Comex Stat, que representa um aumento de 54,4% na comparação com o mesmo período do ano passado.

A China atualmente é a sexta maior compradora de café brasileiro.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

 

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Tags: agriculturaagromaisagronegocioagropecuariacafecafeiculturachinaLuckin Coffee
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