O Brasil apresentou uma nova meta climática durante a COP29, que ocorre de 11 a 22 de novembro no Azerbaijão. O compromisso é reduzir emissões de gases de efeito estufa em até 67% até 2035, em comparação aos níveis de 2005. A meta estabelecida é parte da segunda Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do país para o Acordo de Paris, com uma redução de emissões que varia entre 850 milhões e 1,05 bilhão de toneladas de gás carbônico equivalente.
O vice-presidente Geraldo Alckmin, chefe da delegação brasileira, entregará a nova meta à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). A NDC engloba todos os setores da economia e está alinhada ao objetivo de limitar o aquecimento global a 1,5ºC. O Brasil visa alcançar a neutralidade climática até 2050.
A nova meta é resultado de uma análise extensa das emissões do país e busca construir resiliência, além de traçar um plano para um futuro de baixo carbono. Em comparação à meta de 2030, houve um aumento de 13% a 29% na ambição de redução de emissões absolutas.
A NDC apresenta uma meta em banda, considerando as variáveis futuras que podem influenciar a implementação do compromisso até 2035. O plano de ação, denominado Plano Clima, orientará as ações até 2035 com foco em mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Para apoiar essa nova abordagem, serão utilizados instrumentos econômicos como o Fundo Clima e Títulos Soberanos Sustentáveis. O governo também foca no combate ao desmatamento como uma das prioridades.
Recentemente, a taxa oficial de desmatamento na Amazônia foi de 6.288 km² entre agosto de 2023 e julho de 2024, representando uma redução de 30,63% em relação ao período anterior. No Cerrado, a taxa foi de 8.174 km², a menor desde 2019, com uma redução de 25,7%.
As diminuições no desmatamento estão ligadas à redução das emissões de gases de efeito estufa. Outras iniciativas em andamento incluem o Plano ABC+, Plano Combustível do Futuro, e programas voltados para recuperação e prevenção do desmatamento.
*Com informações do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587