A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) tem intensificado suas ações sociais através da doação de bebida de soja, beneficiando mais de 14 mil famílias em situação de vulnerabilidade. O suplemento nutricional é distribuído para jovens, idosos, pessoas com deficiência, dependentes químicos, indígenas, moradores em situação de rua, pacientes oncológicos, entre outros.
Uma das instituições beneficiadas, o Lar São Roque, em Diamantino, atende idosos que perderam vínculos familiares ou enfrentam fragilidade nos laços afetivos. A diretora do lar, Euzilene Torres, destaca a importância da bebida para a saúde dos residentes.
“Ela auxilia de maneira significativa na saúde dos idosos, promovendo melhorias para aqueles que necessitam de um cuidado especial. Esse apoio é essencial, um verdadeiro braço de solidariedade estendido pelo Agrosolidário”, relata.
Karina Fontes, enfermeira do Lar São Roque, reforça o valor do produto para os idosos. “Contar com esse apoio faz a diferença. A bebida de soja, rica em nutrientes, contribui para a saúde dos idosos e é muito apreciada por eles. É um alimento de altíssima qualidade, que ajuda até na prevenção da osteoporose. É gratificante vê-los desfrutando desse alimento”, afirmou.
A iniciativa da Aprosoja MT envolve a distribuição anual de mais de 8 mil litros de bebida de soja a 76 instituições em 37 municípios de Mato Grosso e um no Distrito Federal. A bebida é vista como uma fonte sustentável de nutrição para as entidades assistenciais, oferecendo proteínas vegetais, ácidos graxos, vitaminas e minerais essenciais.
O administrador da Mawe Alimentos Importação e Exportação, José Renato Yule Belluf, empresa responsável pela produção da bebida, ressalta a relevância nutricional e ambiental do produto. “Ela é uma fonte significativa de proteína vegetal, ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais, oferecendo benefícios nutricionais essenciais, especialmente para pessoas com acesso limitado a outras fontes de nutrição de alta qualidade”, explica.
O produto, que é isento de glúten e lactose e apresenta diferentes sabores, contém 57% de proteínas, 37% de vitamina K, 38% de vitamina B, 43% de ômega 3, 49% de ferro e 41% de fibras. A bebida pode ainda ser usada na preparação de receitas, como bolos e tortas, proporcionando versatilidade no cardápio das instituições.
No Hospital do Câncer de Cuiabá, a bebida de soja também tem se mostrado uma aliada importante. A nutricionista Claudia Nayara Stocker explica que o suplemento contribui com o aporte calórico e proteico, ajudando os pacientes a se recuperarem de maneira mais eficaz.
“Os benefícios da bebida de soja são especialmente importantes para a recuperação dos pacientes que atendemos”, observa.
O programa de doação da Aprosoja MT, por meio do projeto Agrosolidário, reflete a preocupação da entidade em promover ações que contribuem para o bem-estar das comunidades em Mato Grosso.
Com informações da Aprosoja
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587