As Filipinas assumiram o posto de principal destino das exportações de carne suína brasileira em 2024, um marco inédito no setor, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). De janeiro a outubro, o país asiático importou 206 mil toneladas de carne suína do Brasil, um crescimento impressionante de 103,3% em relação ao mesmo período de 2023. Esse salto nas exportações ajudou a consolidar o segundo maior saldo mensal da história do setor em outubro, com 130,9 mil toneladas embarcadas, 40,7% acima do mesmo período no ano anterior.
Em receita, o mês de outubro foi recorde para a suinocultura brasileira, com um total de US$ 313,3 milhões – um aumento de 56,4% frente aos US$ 200,3 milhões obtidos no ano passado. As Filipinas foram determinantes para esse desempenho, ultrapassando a China, que até então liderava como principal destino das exportações de carne suína do Brasil. A mudança ocorre em um cenário de maior diversificação de mercados, com destaque também para o Japão, que registrou alta de 137,2% nas compras, e o Chile, com 33,9% de aumento.
“A forte demanda das Filipinas e o crescimento em outros mercados como Japão e Chile estão colocando a suinocultura brasileira em uma posição de maior sustentabilidade e resiliência comercial,” afirma Ricardo Santin, presidente da ABPA.
Com essa expansão, Santa Catarina lidera como principal estado exportador de carne suína, com 68,6 mil toneladas embarcadas em outubro – um crescimento de 45,7%. Outras regiões como Rio Grande do Sul e Paraná também registraram altas significativas, refletindo o impacto positivo da demanda filipina e de outros mercados estratégicos.
A diversificação e o fortalecimento do comércio com as Filipinas marcam um momento importante para o agronegócio brasileiro, reafirmando sua relevância global e ampliando o potencial para exportações futuras.
Com informações da ABPA
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587